Praias e ilhas imperdíveis da Tailândia
Vamos falar de coisa boa? As mais lindas ilhas e praias da Tailândia! A probabilidade de você ir até lá e não querer ver com os seus próprios olhos aquelas águas lindas e a areia branquinha de suas praias é muito baixa, né?
Mas tem muita opção! E agora? Escolher não é uma tarefa fácil – e aqui fala uma pessoa MUITO indecisa -, mas vou tentar te ajudar!
Podemos começar dividindo as opções entre as do Mar de Andaman (ao sul do país) e as do Golfo da Tailândia.
No Mar de Andaman encontram-se as famosas Phi Phi Island e Maya Bay, por exemplo, enquanto no Golfo da Tailândia está Ko Tao e Ko Pha Ngan.
Caso você tenha tempo e interesse é possível conhecer os dois “lados” e boa parte delas sem nenhum problema, o que envolve alguns voos e muitas balsas e barcos pela frente.
Mar de Andaman
Se optar por conhecer as ilhas do Mar de Andaman, existem duas bases possíveis para hospedagem: Phuket e Krabi.
Como pessoa indecisa, pesquisei exaustivamente para escolher entre as duas e li em inúmeros blogs sobre a forte presença de turismo sexual em Phuket. No entanto, muitos viajantes que estiveram por lá relatam que a ilha não se limita a isso, o que faz todo sentido, já que se trata da maior ilha da Tailândia, com diferentes opções de praias nas quais se hospedar. As noites mais polêmicas estão em Patong, que é também a praia mais conhecida de Phuket, enquanto as demais são bem tranquilas, pouco visitadas e algumas com maior presença de resorts. Não vou me alongar sobre Phuket, já que não sou capaz de opinar (escolhi ficar em Krabi), mas se você foi, deixe nos comentários a sua opinião!
Em Krabi é possível se hospedar em dois locais: em Ao Nang e em Railay Beach. Ao Nang é mais urbana, com maior oferta de restaurantes, bares e outros serviços, enquanto Railay Beach é mais afastada (acessível apenas por barco), rústica, charmosa e também mais cara.
Dica: é possível se hospedar em Ao Nang e chegar em 15 min em Railay Beach, aproveitando o melhor de cada uma delas!
Hong Island
Partindo de Phuket ou de Krabi é possível conhecer a Hong Island, uma das minhas favoritas entre as ilhas e praias da Tailândia. É um passeio longo, então não rola combinar com algum outro no mesmo dia. Você desembarca na Hong Beach, uma praia que une águas lindas, areias branquinhas, rochas enormes e a vegetação… é muita beleza!
Outra parada do passeio é a Hong Lagoon. Após entrar de barco por uma passagem estreita você se depara com um cenário incrível: a lagoa, com água em um tom verde azulado, é cercada pelas altas rochas e esse conjunto é simplesmente maravilhoso!
Phi Phi Islands
As Ilhas Phi Phi costumam estar no roteiro de todo viajante e são uma importante base de hospedagem e serviços para que você possa tanto aproveitar a ilha principal (Ko Phi Phi Don, que é onde está toda a infraestrutura turística), quanto os passeios para das ilhas menores.
Você pode fazer um passeio barco que dá a volta na ilha parando nas praias, incluindo a Monkey Beach, que vale muito a pena para ver os macaquinhos.
Você já sabe, mas não custa lembrar: não alimentar e não se aproximar demais, claro. Até porque eles têm uns dentões enormes e você não vai querer ser vítima, acredite. Em alguns deles dá até pra ver as cicatrizes resultantes das brigas entre a comunidade. Mas ficando na sua, não precisa temer!
Outras opções de passeio são a Maya Bay e a Bamboo Island. A Maya Bay, bastante conhecida por ser a praia onde foi filmado o filme “A Praia”, com o Leonardo DiCaprio, não achei que vale muito a pena, confesso. É uma praia linda, porém pequena e sem grandes diferenciais, além de ficar bem cheia. Já a Bamboo Island…
Bamboo Island
É uma das ilhas mais distantes do arquipélago de Phi Phi, cerca de 40 minutos do centrinho. Apesar de longo, o trajeto te permite relaxar enquanto observa os vários tons de azul do Mar de Andaman. E a recompensa ao chegar no destino é melhor ainda! O tom da água na praia é indescritível, como pode ver abaixo:
Golfo da Tailândia
No Golfo da Tailândia, cruzando o país, encontram-se três ilhas: Ko Samui, Ko Pha Ngan e Ko Tao. Ko Samui é a maior delas, com muita oferta de entretenimento, restaurantes, bares e ao mesmo tempo praias lindas. Ko Pha Ngan, famosa pela Full Moon Party, festa mensal que acontece sempre durante a lua cheia, recebe muitos jovens a procura de festas (que ocorrem seja qual for a lua). Por fim Ko Tao, que junto a Full Moon Party é, na minha opinião, o principal motivo para você querer cruzar o país.
Ko Tao
É a menor entre as três ilhas e bastante famosa por quem procura fazer mergulho. Vizinha a Ko Tao está a Ko Nang Yuan, formada por três pequenas ilhas que se conectam através de estreitas faixas de areia, o que torna a paisagem bem peculiar, além de ser um dos visuais mais bonitos entre as praias da Tailândia.
Infelizmente, não consegui incluir no meu roteiro outras ilhas que são bastante recomendadas como Ko Lipe e Ko Lanta (ambas no Mar de Andaman), se você conheceu ou for conhecer, depois conta nos comentários como foi a sua experiência!
Mas em resumo, eu não deixaria de fora as Ilhas Phi Phi, Hong Island, Bamboo Island e Ko Tao. Esta última, apenas se você tiver intenção de conhecer outros lugares no Golfo da Tailândia, como participar da Full Moon Party em Ko Pha Ngan ou se hospedar por alguns dias lá, fazendo valer a pena o deslocamento.