Albert Heijn
Amsterdam

Comida barata em Amsterdam

Com o euro perto do céu, nada melhor do que descobrir opções econômicas, né mana? Para a nossa alegria, as comidas típicas holandesas são facilmente encontradas nos mercados e feiras de rua, por preços bem atrativos, além de ótimos locais para absorver a cultura e os costumes locais. Bora conhecer alguns lugares e muita comida barata em Amsterdam pra te inspirar e abrir o seu apetite!

Albert Heijn (AH)

Não sei você, mas quando estou viajando adoro entrar em mercados e comprar um monte de tranqueira para experimentar. Mas além disso, são ótimos lugares para economizar! O Albert Heijn tem unidades em tudo quanto é canto de Amsterdam, inclusive dentro de algumas estações de metrô. Possui pratos prontos, saladas, sanduiches, pães diversos, salgados, doces, cafeteria e fornos para que você possa aquecer a sua comida recém adquirida. Uma mão na roda, né?

Albert Cuyp Market

É a maior feira a céu aberto da Europa. Sabe aquele lugar que tem de tudo? Além de legumes, frutas e frutos do mar, tem roupas, calçados, bicicletas, lembrancinhas, flores, enfim… uma infinidade de coisas! Mas, vamos ao que interessa: comida barata! É um ótimo lugar para provar as comidas típicas e também para comprar os deliciosos queijos holandeses (com preços inferiores aos encontrados nas lojas da cidade). Algumas das delícias que podem ser encontradas lá, são:

Stroopwafel

Sua tradução é “waffle com calda” (apesar de não ser exatamente um waffle) e eles estão por toda parte. Mas nada melhor do que comer um Stroopwafel feito na hora pra você! Uma massa adocicada e que leva canela é assada em uma prensa aquecida de ambos os lados e resulta em um disco bem fininho, que é cortado ao meio e recheado com calda de caramelo.

Há uma tradição de consumi-los com chá ou café, colocando o stroopwafel acima da xícara da bebida quente e aguardando 2 ou 3 minutinhos até que o “biscoito” fique aquecido, macio e seu recheio um pouco derretido (interessante para quando você compra ele pronto em mercados). Feito na hora custa em média 1,50 euros.

Stroopwafel
Stroopwafel | Foto: Chance Arthur

Poffertje

São pequenas panquecas com textura leve e macia. Na combinação mais tradicional a porção é servida com manteiga e açúcar de confeiteiro. Mas pode ser encontrada também em versões com caramelo, chocolate, nutella e etc. São feitas na hora e servidas quentinhas por cerca de 3 euros.

Poffertjes

Kibbeling

Um petisco de peixe empanado e frito, acompanhado de molho de maionese e alho. Antes que eu me esqueça, as frituras estão bem presentes na culinária holandesa, como você pode ir percebendo. É uma comida de rua bem típica e pode ser encontrada em vários locais da cidade. Preço médio: 3,50 euros.

Kibbeling Amsterdam
Kibbeling | Foto: Hiromi-chi

Haring

Um peixe de águas frias, gorduroso e de sabor forte, no Brasil chamado de “Arenque” e na Alemanha de “Hering” (igual à loja de roupas, que leva os peixinhos em sua marca). Tem aparência de cru, mas na realidade passa por um processo de salga por cerca de 2 dias e depois é servido com cebolas cruas e picles pelas ruas da cidade. Você também pode pedir um “broodje haring”, assim ele é servido no pão. Preço médio: 2,50 euros.

Os pratos apresentados são encontrados facilmente por toda a cidade, mas lá acaba sendo uma boa opção pra economizar tempo e dinheiro, além de ser um local bastante tradicional!

Fritas no Mannekenpis

Pense em umas fritas boas! Certamente sua imaginação não chegou nem perto dessa belezinha aqui… Bem no centro da cidade, a pequena loja oferece 3 tamanhos (300 g, 450 g e o último de “quase 1 kg”, ou seja, todos enormes). Crocantes por fora e macias por dentro, as batatas são servidas em um cone e vem acompanhadas de um dos 22 molhos disponíveis para a sua escolha. O tradicional é o “Manneken Pis Saus”, que é MA-RA-VI-LHO-SO, sugiro ficar com ele mesmo e ser muito feliz. O preço médio é de 6 euros já com o molho.

Mannekenpis Amsterdam

 

Broodje Rookworst no Hema

Também conhecido como cachorro quente, hot dog ou dogão para os íntimos. É simples (só pão, salsicha e molho de mostarda), mas muito famoso e baratíssimo (cerca de 2 euros).

Erwtensoep

A pronúncia é “air-ten-soup”, mais difícil do que explicar o prato, que é uma sopa de ervilhas super tradicional na Holanda. É composta por um caldo mais grossinho feito de ervilhas, cebola, alho-poró, aipo, cenoura, batata, costela suína e linguiça defumada. Além disso tudo, é servida com pão de centeio. Fora as feiras livres, pode ser encontrada em cafés, restaurantes e também nos mercados como Albert Heijn e Marqt.

Tipicamente você vai encontrar a Erwtensoep como uma entrada nos menus, mas nada te impede de consumir apenas ela, tudo depende da sua fome. Entre os lugares mais indicados para provar a sopa está o Koffiehuis De Hoek, um pequeno café em meio às 9 Straatjes, que tem como bônus uma famosa torta de maçã. Caso queira ter mais opções de pratos para uma refeição completa, são indicados os restaurantes De Blauwe Hollander, Moeders e The Pantry com pratos principais de aproximadamente 16 euros. Tanto no Koffiehuis De Hoek quanto nos restaurantes a sopa custa em média 6,50 euros.

Erwtensoep
Kroket (e outros) na Febo

Para os brasileiros: croquete, para os tchecos: krokety, para todos: a mesma fritura crocante, recheada e irresistível. Com várias unidades espalhadas pela cidade, a Febo é sinônimo de comida barata em Amsterdam e o lugar mais procurado para comprar kroket  e vários outros snacks como batatas fritas, hambúrgueres, bitterballen, hot-dogs, espetinhos e outras coisas nada indicadas para a sua saúde, mas que trazem aquela felicidade & economia que a gente tanto gosta. Os croquetes são consumidos sozinhos ou com pão, como um sanduícheíche.

A Febo é um daqueles lugares que você PRECISA ir em Amsterdam. Os produtos ficam em uma parede, em pequenas gavetas individuais, basta você inserir suas moedas, abrir a gaveta e pegar o seu. Simples, né? Além de um ótimo lugar para gastar as moedas que sobrarem no final da viagem (se sobrar). Ah e eles possuem uma máquina de troco onde você insere sua nota e retira o valor em moedas, não há a desculpa do “tô sem trocado”.

Febo - Amsterdam
Febo – Amsterdam | Foto: Anneke Vermeulen

 

Dica: faça a lição de casa para não ficar completamente perdido com os nomes das coisas (assim como eu) em meio a larica. Apesar de ter as traduções, em algumas unidades a descrição dos snacks fica intercalando entre holandês e inglês e, dependendo do seu momento, você pode passar um bom tempo olhando elas girando, girando… como se fossem caça niqueis, dizem.

 

Além de todos esses lugares, sempre tem as redes de fast food. Unidades de Mc Donalds (que tem um McKroket no menu holandês), KFC, Burger King, New York Pizza e Wok to Walk (oriental) estão presentes pela cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *